Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE)

Criado pela Lei Municipal No 6.003, de 10 de março de 2003, o Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) está vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil e tem por finalidade elaborar, coordenar e executar políticas públicas que garantam a integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do Município.

Siga a página do COMJUVE no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

COMPETE AO COMJUVE

I – Elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos relativos à comunidade jovem no âmbito do Município;

II – Colaborar com os demais órgãos da Administração Municipal na implementação de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades da juventude jundiaiense;

III- Desenvolver estudos e pesquisas relativas ao público jovem, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas para este segmento no Município;

IV- Sugerir e orientar a celebração de convênios e contratos com outros organismos públicos e privados, visando à elaboração de programas e projetos ao público jovem;

V- Promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos correlatos para a discussão de temas relativos à juventude e que contribuam para a conscientização dos problemas relativos ao jovem na sociedade atual;

VI – Fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens no Município.

VII- Propor a criação de canais de participação popular junto aos órgãos municipais, voltados para o atendimento das questões relativas ao jovem, especialmente, com relação a:

a) Educação;

b) Saúde;

c) Emprego;

d) Formação Profissional;

e) Combate às Drogas;

VIII- Integrar-se com outros conselheiros e entidades de âmbito federal, estadual e municipal;

IX- Exercer outras atividades correlatas;

PARTICIPE!

O COMJUVE é um espaço de participação social, onde jovens da Sociedade Civil e do Poder Público se reúnem para discutir, acompanhar e monitorar políticas públicas de juventude no Município de Jundiaí.

Tem interesse de participar?

Mande um e-mail para comjuve@jundiai.sp.gov.br, informando o seu nome completo e o seu interesse de participar como observador das futuras reuniões.

2023: Movimento Juventude 2030

O Projeto Movimento Juventude 2030 nasceu a partir da preocupação dos conselheiros com o fim do ‘boom’ populacional e a inversão da pirâmide etária no Município. Frente a isso, o Projeto foi desenvolvido com base no questionamento: “Como a Juventude e o Conselho podem auxiliar o Município para melhor atender a população frente as projeções apontadas para 2030?

Segundo projeções da Fundação SEADE, espera-se que no Município haja um aumento considerável no número da população idosa e uma queda no número de jovens, de modo que, o desenvolvimento de ações voltadas para a intergeracionalidade tornou-se uma necessidade.

Assim, o Projeto foi uma iniciativa do Conselho Municipal da Juventude de Jundiaí com o apoio das Assessorias de Políticas para a Juventude e o Idoso, que busca avaliar as políticas públicas vigentes nas mais diversas áreas do Município, afim de entender a procura do jovem pelos serviços atualmente ofertados e de que modo as projeções futuras como o aumento da população idosa no Município, impactam a fluidez de tais políticas públicas e a dinâmica de convivência dos jovens no futuro.

COMJUVE – 20 ANOS