Art. 34. O jovem tem direito à sustentabilidade e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida, e o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e as futuras gerações. Art. 35. O Estado promoverá, em todos os níveis de ensino, a educação ambiental voltada para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente .
A educação ambiental é um processo participativo, onde o aluno assume o papel de elemento central do processo ensino/aprendizagem, participando ativamente do diagnóstico dos problemas ambientais e busca soluções, como agente transformador, através de desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.
Propósito do Programa Educação Ambiental no Jardim Botânico de Jundiaí:
Maiores informações pelo telefone (11) 4582-3581 ou (11) 4523-1012.
Av. Navarro de Andrade, 120 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP – CEP: 13.214-010
Telefone: (11) 4582-2468
Horário de funcionamento: o Jardim Botânico está aberto todos os dias das 7h às 17h
Linhas de ônibus
Você pode chegar ao Jardim Botânico utilizando as seguintes linhas do SITU:
907 Terminal Vila Arens – Terminal Hortolândia (via Rua Marechal e Vila Rio Branco)
917 Terminal Vila Arens – Terminal Hortolândia (via Ponte São João e Jardim Rio Branco)
956 Terminal Colônia – Terminal CECAP (via Maxi Shopping)
961 Terminal CECAP – Terminal Vila Arens (via Terminal Hortolândia)
962 Terminal CECAP – Terminal Central (via Terminal Hortolândia)
968 Terminal CECAP – Terminal Rami (via Hospital Universitário)
986 Terminal Rami – Terminal CECAP (via Terminal Vila Arens)
940 Terminal Eloy Chaves – Terminal Hortolândia
Para garantir o acesso das pessoas a essas áreas e, ao mesmo tempo, impedir que as visitas provoquem impactos aos seus atributos naturais, é desenvolvido um trabalho de educação ambiental dentro da Unidade de Conservação com intuito de conscientização quanto à importância de o local ser preservado proporcionando momentos agradáveis do passeio com a contemplação do meio natural a partir da Base de Estudo de Ecologia e Educação Ambiental “Miguel Castarde”, local de apoio à visita monitorada onde possui acesso à veículos de visitação, fiscalização e prestação de socorro.
As atividades de Educação Ambiental traz à população um despertar de uma consciência para a preservação. A visitação destinada à escolas e instituições realizada pela Fundação Serra do Japi, dentro da Reserva Biológica da Serra do Japi.
Os objetivos específicos do projeto são:
Uma Reserva Biológica (REBIO) é uma área natural instituída pelo poder público com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente e demais atributos naturais, onde não é permitida interferência humana direta ou modificações ambientais. Essa categoria figura entre as mais restritivas às atividades dos seres humanos.
A visitação pública é proibida, exceto quando houver objetivo educacional ou pesquisas científicas, precisando de autorização prévia.
Maiores informações sobre visitas monitoradas na Reserva Biológica da Serra do Japi acesse o site ou pelo telefone (11) 4589-8566.
Avenida Tâmega Avenida Brasil Serra do Japi, 4000, Jundiaí – SP, CEP: 13200-000.
Podem ser agendadas aulas de quarta e sexta, preferencialmente no período da manhã às 8h30.