Programas e Ações Culturais

Art. 21. O jovem tem direito à cultura, incluindo a livre criação, o acesso
aos bens e serviços culturais e a participação nas decisões de política
cultural, à identidade e diversidade cultural e à memória social.

ID JOVEM

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.

REQUISITOS PARA EMITIR O DOCUMENTO

Clique aqui para emitir o seu ID Jovem


CORPOS ARTÍSTICOS

CIA. JOVEM DE DANÇA

A Cia. Jovem de Dança é um corpo artístico do Teatro Polytheama, ligado ao Departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no segmento da Dança.

CIA. DE TEATRO DE JUNDIAÍ

A Cia. de Teatro de Jundiaí é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), criado em 2010 a fim de promover a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no Município.

ORQUESTRA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ

A Orquestra Municipal de Jundiaí é um corpo artístico do Teatro Polytheama, ligado ao Departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Criada em 2011, por iniciativa da então Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra era um antigo anseio da população jundiaiense que passava a ser atendido pela administração municipal. Por meio de seu programa contínuo e crescente, a Orquestra visa à formação de público e a facilitar o acesso à arte no Município.

Conheça mais os corpos artísticos.


FESTIVAIS

FESTIVAL DE TEATRO DE JUNDIAÍ – FESTEJU

O Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

Existente desde 2017, o festival está em sua 5ª edição, com o objetivo não apenas de fomentar a atividade artística na linguagem do Teatro, como também de estimular a criação de público e de promover o intercâmbio de talentos e experiências dos artistas da cidade com os de fora.

FESTIVAL DE CURTA-METRAGEM

O Festival é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural e Câmara Setorial do Audiovisual e Cultura Digital, e patrocínio do Paineiras Shopping, com o objetivo de incentivar a produção audiovisual na região de Jundiaí e divulgar o cinema nacional de curta-metragem, desenvolvendo essa linguagem e ampliando o calendário cultural da cidade.

ENREDANÇA

Tradicional e importante festival jundiaiense que objetiva reunir bailarinos e outros profissionais da dança para apresentações em diversos pontos da cidade, garantindo assim um espaço para exibição, promoção e valorização dessa relevante linguagem que é a música.

Tem a proposta de fomento à atividade, valorização e incentivo à dança, ao intercâmbio de conhecimento entre grupos de dança e à descentralização da oferta cultural na cidade.

Conheça mais sobre os festivais e programas de Cultura.

Conheça mais sobre os espaços culturais de Jundiaí.


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

As caminhadas mediadas a bens culturais do Município integram o programa de educação patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

Além da disseminação do conhecimento sobre o tema, a iniciativa tem como objetivo viabilizar o contato dos cidadãos com tais bens, promover conexões entre as práticas e domínios produzidos pelos antepassados e com a formação social do presente, fomentar a apropriação das memórias locais, incentivar a participação de todos na salvaguarda do patrimônio e garantir às futuras gerações o direito à sua História.

Atualmente, estão disponíveis cinco roteiros de caminhadas com mediação da equipe do Departamento: Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina, Vila Arens e a Industrialização, Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República, e a do Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, além da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, que estará disponível em breve.


UNIDADE DE GESTÃO DE CULTURA

Visite o site da Unidade de Gestão de Cultura

Endereço da Unidade de Gestão de Cultura – UGC

Complexo Fepasa – Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Ponte de Campinas
Telefone: (11) 4585-9765

Dúvidas, e demais atendimentos também poderão ser feitos por meio dos e-mails dcultura@jundiai.sp.gov.br e duvidascultura@jundiai.sp.gov.br