Art. 19. O jovem tem direito à saúde e à qualidade de vida, considerando suas especificidades na dimensão da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde de forma integral.
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde – UGPS tem por finalidade coordenar as ações e políticas de prevenção e promoção da saúde no Município.
Em Jundiaí, o atendimento às pessoas que apresentam sofrimento psíquico vem sendo realizado a partir do princípios da Política Nacional de Saúde Mental. Amparada nos princípios do cuidado em liberdade e da reabilitação psicossocial, esta se materializa, então na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, conjunto de dispositivos que devem atuar de forma articulada, garantindo o cuidado às pessoas com transtornos mentais nos diferentes níveis de atenção.
A RAPS tem como objetivos gerais:
A rede de Atenção Primária do Município é composta por 38 (trinta e oito) equipamentos, sendo 35 (trinta e cinco) Unidades de Saúde, 07 (sete) equipes Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e 01 (uma) equipe de Consultório na Rua; 01 (uma) Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECC), 01 (uma) Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) e 01 (uma) Academia da Saúde.
É um equipamento cujo objetivo é promover saúde, anatomia, qualidade de vida e inclusão social, por meio de ações intersetoriais e multiprofissionais. Esperamos que no CECCO possam conviver e trocar experiências pessoais de diferentes idades, condições socioeconômicas, potencialidades e dificuldades. O atendimento se dá por demanda espontânea e/ou encaminhamentos por outros serviços de saúde.
É um serviço de saúde que, articulado aos demais serviços da Rede de Atenção à Saúde, representa uma estratégia importante na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da Sífilis, assim como ofertam a profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) e a Pré-Exposição Sexual (PREP). Atua também na prevenção dessas e das demais infecções sexualmente transmissíveis (IST), favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.
Criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção primária, bem como sua resolubilidade, qualificando a assistência, contemplando e solidificando as diretrizes do SUS. As equipes multiprofissionais do NASF do município de Jundiaí são compostas por: Assistente Social, Psicóloga, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Psiquiatra.
As consultas de especialidades são ofertadas nos seguintes serviços da rede.
As especialidades ofertadas por rede própria e/ou conveniada são:
O Município é contemplado com dois hospitais que ofertam serviço SUS: o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU), além dos hospitais, a rede de urgência e emergência é composta por 01 UPA 24 horas e 04 prontos atendimentos, para o público adulto e infantil. Também na linha de urgência e emergência, é ofertado para população, o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) que atua 24 horas e abrange todo o Município e o SAEC que é destinado ao transporte de pacientes crônicos.
Visite o Site da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde