Instituído pelo Decreto N° 31.342, de 19 de maio de 2022, o projeto Embaixadores da Juventude foi uma dinâmica desenvolvida pela Assessoria de Políticas para a Juventude, com o objetivo de tornar os jovens, protagonistas no desenvolvimento e manutenção do Plano Municipal da Juventude (2023-2033).
Voltado aos jovens 14 (catorze) e 18 (dezoito) anos que estão cursando o ensino médio em Jundiaí, o projeto tem o intuito de estimular a participação social dos alunos na avaliação das políticas públicas voltadas para a juventude no Município.
A coordenação dos trabalhos foi conduzida pela Unidade de Gestão da Casa Civil – UGCC, por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas – NAPP, atrelado à temática de Juventude.
A Assessoria de Políticas para a Juventude, contou com 26 (vinte e seis) jovens indicados para auxiliar no desenvolvimento de propostas para a construção do Plano Municipal da Juventude.
As Instituições de Ensino Médio do Município de Jundiaí, por meio dos editais UGCC Nº 03, de 07 de novembro de 2022 e UGCC Nº 01, de 25 de janeiro de 2023, as instituições de ensino tiveram a possibilidade de indicar 01 (um) aluno para representar a instituição nos 09 (nove) encontros temáticos de discussão, baseados na seções de direitos dos jovens previstos no Capítulo II do Estatuto da Juventude, conforme instituído pela Lei Federal nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.
A participação dos jovens embaixadores se deu por de participação, debate e elaboração de propostas relacionadas ao tema dos encontros, conforme previsto no cronograma de desenvolvimento do Plano Municipal de Juventude.