Instituído pelo Decreto nº 31.342, de 19 de maio de 2022, o projeto Embaixadores da Juventude foi uma dinâmica desenvolvida pela Assessoria de Políticas para a Juventude, com o objetivo de tornar os jovens protagonistas no desenvolvimento e na manutenção do Plano Municipal da Juventude (2023–2033).
Voltado aos jovens entre 14 e 18 anos que cursam o ensino médio em Jundiaí, o projeto estimula a participação social dos estudantes na avaliação das políticas públicas voltadas à juventude no Município.
A coordenação dos trabalhos foi conduzida pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), atrelado à temática de Juventude.
A Assessoria de Políticas para a Juventude contou com 26 jovens indicados para auxiliar no desenvolvimento de propostas para a construção do Plano Municipal da Juventude.
As instituições de ensino médio do Município de Jundiaí, por meio dos editais UGCC nº 03, de 07 de novembro de 2022 e UGCC nº 01, de 25 de janeiro de 2023, tiveram a possibilidade de indicar 1 (um) aluno para representar a escola nos 9 (nove) encontros temáticos de discussão, baseados nas seções de direitos dos jovens previstas no Capítulo II do Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852, de 5 de agosto de 2013).
A participação dos jovens embaixadores ocorreu por meio de escuta, debate e elaboração de propostas relacionadas ao tema de cada encontro, conforme o cronograma de desenvolvimento do Plano Municipal da Juventude.